segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eu te desafio a se mover...contra o preconceito

Preconceito é um conceito antecipado, sem base em fatos concretos.
O preconceito, embora disfarçado, é muito comum no nosso cotidiano.
Quando discriminamos alguém por essa pessoa ser diferente, pela cor da pele, pela opção sexual, pela escolha religiosa, pelo modo como se veste, pela classe social, pelo poder aquisitivo ou por qualquer outro motivo, estamos reforçando o preconceito.
Uma frase importante do grande Albert Einstein (http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein)
"O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal ser feito." (Albert Einstein).
Pense nisso...
O que você pode fazer contra o preconceito?
Assita ao vídeo e comente!
Abraço, Karina
(Disponível em http//:http://www.youtube.com/watch?v=ZhQb3xSZRmg&feature=related)



(Disponível em http//:www.colunas.beat98.globoradio.globo.com)


10 comentários:

  1. Fico me perguntando porque o preconceito existe? É muito revoltante ver uma pessoa sendo humilhada pela opção sexual, pela cor, ou por ter algum tipo de deficiência!! E ainda fico mais indignada com aquelas pessoa que veem e não falam nada e ainda mais por aquelas e fazem esse tipo de crueldade!!! Ninguém é igual a ninguém, ninguém é melhor do que ninguém, vamos respeitar uns aos outros!!!

    Enquanto houver, desigualdade racial, preconceito e discriminação, jamais poderá haver a tão infatizada globalização.
    (Eulina Monteiro da Silva)

    Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida.
    (Paulo Autran)
    Letícia Leal C.N. 4001

    ResponderExcluir
  2. No mundo existem muitas pessoas preconceituosas devido a cor da pele, deficiências, religiões e etc. Mais todos nos somos iguais, devemos respeitar e ajudar uns aos outros não importando com as diferenças ! Faça sua parte acabe com o preconceito!

    Valéria CN 1001

    ResponderExcluir
  3. Ninguém é igual a ninguém, então não devemos excluir uma pessoa pela cor da pele, alguma deficiência, opção sexual. Devemos ser solidário, amigo e ter carinho pelas pessoas, todos nós somos diferentes mais devemos ser unidos !
    "Um irmão pode não ser um amigo, mas um amigo será sempre um irmão."
    (Bob Marley)

    Gabriel CN1001

    ResponderExcluir
  4. É preconceito é um dos assuntos mais antigos e complicados, poxa existem milhões e milhões de campanhas contra e coisa e tal, conscientizam as pessoas mais ate mesmo quem ta nesse movimento as vezes tem um certo preconceito sobre algo, é eu sei que não devemos julgar as pessoas por não terem condições financeiras boa, pela opção sexual, pela cor da pele nem coisa parecida, só que eu tenho certeza que muitos de nos se hoje bater um mendigo na nossa porta vamos ignorar, ou tipo se vermos um casal de gays ou lésbicas iremos ficar com o pé atras,até mesmo um deficiente, algumas pessoas tem medo de chegar perto achando que pode ser contagioso(já vi casos assim) é inevitável.
    Nossa eu torço muito pra que isso acabe, mais para o fim do preconceito temos que começar a conscientizar as crianças, pois isso vem de berço, vem dos pais, nossa quantas vezes eu vi uma criança querendo chegar perto de um deficiente e o pai ou a mãe não permitir, me lembro de uma vez que eu estava com meu pai, eu devia ter cerca de uns 4 anos, dentro da minha mochila tinha um pacote de biscoito, passei por um mendigo e parei pra dar o pacote a ele, cara meu pai faltou pouco me arrastar dali brigando comigo, gente é serio, se a educação contra o preconceito não vier desde muito cedo, de nada vai adiantar tanta campanha.
    Mais eu torço pra que um dia, o pais em que vivemos seja um pais melhor e livre de preconceitos

    "O preconceito é uma opinião sem julgamento. Assim em toda terra inspiram-se às crianças todas as opiniões que se desejam antes que elas as possam julgar." (Voltaire)

    ResponderExcluir
  5. “Não é racismo quando um negro se insurge contra um branco"
    e "A reação de um negro de não querer conviver com um branco, eu acho uma reação natural. Quem foi açoitado a vida inteira não tem obrigação de gostar de quem o açoitou

    ResponderExcluir
  6. Olá a todos.
    Obrigada pela participação.
    LETÍCIA (CN 4001), VALÉRIA, GABRIEL, LETÍCIA (901), as reflexões de vocês acerca da necessidade de se exterminar o preconceito (seja ele qual for) são muito importantes. Vamos aumentar essa corrente de elos pelo não-preconceito.

    BEATRIZ- Sinto muito por discordar de você, mas na verdade as duas frases que você citou são a imagem do preconceito. Você pensa mesmo assim?
    Acho que devia repensar seus conceitos. O racismo de qualquer lado para qualquer lado é abominável. Haver lados já é abominável. Somos todos iguais, não?
    Definitivamente não é essa a lição que eu gostaria que vocês aprendessem com esse post. De qualquer forma, respeito sua forma de pensar e te convido a ler mais sobre o tema. Quem sabe assim você não amadurece suas opiniões?

    Karina

    ResponderExcluir
  7. Olá Karina, gostei muito do seu blog, muita coisa legal! Agora sou sua "seguidora".
    Até julho!!

    Abraços,
    Maéve

    ResponderExcluir
  8. Não existe raça negra ou raça branca, existe a raça humana,e a cor das pessoas não fazem suas personalidades ser diferentes, Devemos tomar conciencia, que todos são iguas.Pra acabar com o racismo só os racistas que sabem em que devem mudar.Eu sou negra e não sou racista.

    ResponderExcluir
  9. Em primeiro lugar: "Todos" nós temos um tipo de preconceito, mesmo que ele se mantenha oculto, mas temos, por mais banais e furteis que sejam. O "preconceito é algo ridículo no meu conceito, que não precisava existir. Muitos ainda acreditam e tem a esperança que um dia o preconceito acabe, mas como? Se a cada dia que se passa ele se multiplica? Mas a esperança é a última que morre. Criança pequena que não tem muita noção das coisas exibe preconceito dentro de si. Muitas das vezes podemos vivenciar isso. Pais, família, sociedade passa esse "preconceito" para gente. A sociedade estabelece padrões quase impossíveis, diz; que para você ser alguém legal você tem que beber usar drogas, viver em um mundo de orgia, ter um corpo malhado, que eles chamam - perfeito. Ela passa isso ocultamente, isso acaba com a auto-estima das pessoas fazendo com que ela se sinta inferiores, isso é um preconceito. Se você presta atenção, quase tudo é preconceito. Eu acho isso uma coisa que fere o caráter de cada um, tanto para quem pratica como para quem é a vítima dele. Mas fazer o que se isso já está em nosso DNA? Preconceito é praticamente igual ao Bullying, tem agressões tanto psicológicas como físicas.

    ResponderExcluir
  10. Muitas pessoas tem preconceito com as pessoas deficientes e as pessoas negras entre outras.
    mas o preconceito é uma coisa ridícula que deve ser banida de são joão do paraíso e do mundo,
    algumas pessoas por causa desse preconceito sofre desiquilíbrio psicológico.

    Aluno:Felipe Castilho

    Turma:901

    ResponderExcluir